Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



CCCC (não é engano!)

Segunda-feira, 18.11.13

A central termoelétrica a carvão de Siekierki é facilmente visível a sul do Estádio Nacional, em Varsóvia, onde decorre a COP. Operacional desde 1961, tem uma potência de 622 MW e fornece calor para uma grande parte da cidade. É propriedade desde 2012 da PGNiG, uma empresa de gás natural de petróleo controlada pelo Estado polaco. As emissões de CO2 da estação são cerca de 3,2 milhões de toneladas/ano.

A Polónia, como país com a Presidência de uma Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, dificilmente conseguiria fazer pior do que receber e promover no dia de hoje o que é anunciado como o "evento do ano mais importante da indústria do carvão”. Apenas a três quilómetros de distância do local onde as discussões sobre a forma de evitar os piores impactes do aquecimento global estão em andamento, os lobistas do carvão repetem a mentira de que salvar o clima e queimar carvão podem ir de mãos dadas. Tudo isso é aplaudido e apoiado pelo governo polaco, o mesmo que convidou os negociadores climáticos para Varsóvia.

Enquanto o governo da Polónia está fixado em proteger a indústria do carvão contra as políticas climáticas eficazes, a esmagadora maioria dos cidadãos polacos são a favor da proteção do clima e gostaria de ver mais investimentos em energia renovável, em vez dos enormes subsídios estatais irem para o carvão.

Encontrando-se isolado na União Europeia e acusado de abusar da Presidência da Conferência para promover sua própria agenda, o governo polaco aos seus últimos verdadeiros amigos: a Associação Mundial de Carvão. Segundo a Agência Internacional de Energia, dois terços das reservas comprovadas de combustíveis fósseis devem permanecer no solo se quisermos ter alguma possibilidade de ficarmos abaixo de 2 °C de aquecimento.

Carvão e Clima têm apenas uma coisa em comum: ambas as palavras começam com C. Continuando essa Contradição, levará a Catástrofe Climática a não ser que o Carvão permaneça no Chão. Muitos C’s para que sejamos Claros!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Quercus às 13:35





calendário

Novembro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930