Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



ECO "rosa" alerta para necessidade de financiamento climático

Quarta-feira, 20.11.13

O ECO (jornal da COP da responsabilidade da CAN) hoje é diferente. Foi impresso em papel cor-de-rosa para imitar os jornais financeiros. O primeiro ECO Finance (versão em PDF - sem o rosa) de sempre pretende chamar a atenção para a reunião Ministerial sobre finanças que vai hoje decorrer e que é um dos pontos chave nas negociações.

A aceleração e a multiplicação dos impactes das alterações climáticas estão a ter repercussões no sistema económico global. A recusa dos países desenvolvidos em assumir compromissos de financiamento, para mitigação e adaptação, estão a consumir energias às negociações tanto como a recusa de alguns em reduzir emissões.

Para todos os países trabalharem juntos, apesar das diferenças entre desenvolvidos e em desenvolvimento, os compromissos devem ser concretizados. A falta de compromissos de financiamento está a bloquear o programa REDD+, a esvaziar o Fundo de Adaptação e a ameaçar o Fundo Verde para o Clima e a dar a justificação perfeita para que o texto do principal grupo negocial da conferência (ADP) continue destituído de conteúdo.

Mas claro que há dinheiro, mas na direção errada. Por exemplo, segundo dados da OCDE, os subsídios aos combustíveis fósseis em 2013 foram cinco vezes superiores aos fundos destinados ao financiamento climático.

No momento em que pela primeira vez há um segmento de alto nível sobre financiamento, é necessário que os Governos demonstrem credibilidade e assegurem previsibilidade nos compromissos assumidos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Quercus às 11:51





calendário

Novembro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930