Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Já começou a #COP19

Segunda-feira, 11.11.13

Acaba de ter início em Varsóvia, na Polónia, a 19ª Conferência das Partes (COP19) da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. A sessão de abertura (em directo aqui) está a ser marcada pelos discursos de ocasião, a começar pelo do presidente da COP18, que decorreu no Qatar, que saudou os países que ratificaram o segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto, e desafiou outros a fazerem o mesmo. Abdullah Bin Hamad Al-Attiyah destacou ainda os desenvolvimentos obtidos em Doha a nível do mecanismo de “perdas e danos”.

O sucessor, na COP19, é o ministro do ambiente polaco, que considera que “as alterações climáticas são um problema mundial, se não concertarmos acções, e uma oportunidade, se trabalharmos juntos”. Marcin Korolec promete fazer tudo para que a COP19 seja um sucesso em termos de organização e de resultados, e promete transparência nas negociações e nos esforços para atingir o consenso entre as partes. [texto da intervenção]

A secretária executiva da Convenção Quadro da ONU sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), Christiana Figueres, lembra que apesar da COP19 ter lugar num estádio de futebol, "as negociações não são um jogo com dois lados". "Ganhamos todos, ou perdemos todos", diz, porque é a humanidade que está em causa. À semelhança do ministro polaco, Figueres deixa uma palavra solidária às Filipinas, assolada nos últimos dias pelo tufão Haiyan, e aponta as quatro prioridades da COP19: clarificar o modelo de financiamento; construir um mecanismo que ajude as populações vulneráveis a responder aos efeitos da alterações climáticas; delinear o caminho para o período pré-2020; e clarificar o novo acordo para 2015 [texto integral da intervenção].

Depois de uma breve saudação da presidente da câmara de Varsóvia, seguiu-se a intervenção de Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), que recordou os dados preocupantes da primeira parte do 5º relatório do IPCC, apresentado recentemente (ver apresentação em PDF). 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Quercus às 09:34