Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



E vão três: a Austrália vence mais um “Fóssil do Dia” e o Japão recebe uma “Menção desonrosa”

Sexta-feira, 15.11.13

A Austrália foi ontem galardoada com mais um “Fóssil do Dia”, o “prémio” das organizações não governamentais para as piores prestações nas conferências do clima. Em causa está a recusa do país em tomar acções concretas e em apoiar a necessidade de financiamento aos países em desenvolvimento, para fazerem face aos impactes já notórios das alterações climáticas. O voto de solidariedade para com as Filipinas não é suficiente, dizem os activistas.

O galardão justifica-se também pela prestação obstrutiva que o país está a ter nas negociações do mecanismo de “perdas e danos”, com a Austrália a opor-se a temas como os fundos de reabilitação, uma área de trabalho já acordada nas negociações do ano passado, ou os seguros, previstos na Convenção, e a insistir que o programa de trabalho deve ser encerrado após haver um acordo institucional, apesar de outros países destacarem a utilidade do programa e a necessidade de discussões futuras.

Apesar da maioria dos países mostrarem um espírito construtivo nesta matéria, o Japão acabou por merecer uma “Menção desonrosa” pelo apoio dado à posição beligerante e obstrutiva da Austrália. [Fonte: CAN/Foto © David Tong - Adopt A Negotiator]

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Quercus às 11:53


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.